Direito à Cidade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reflexão pessoal de Tiago de Vasconcelos

Ir para baixo

Reflexão pessoal de Tiago de Vasconcelos Empty Reflexão pessoal de Tiago de Vasconcelos

Mensagem por De Vasconcelos Qui Jun 19, 2008 9:50 pm

Parte I. Disposições Gerais

ARTIGO I. DIREITO À CIDADE

1. Todas as pessoas devem ter o direito a uma cidade sem discriminação de sexo, idade, raça, etnia e orientação política e religiosa, preservando a memória e a identidade cultural em conformidade com os princípios e normas que se estabelecem nesta carta.


Reflexao pessoal:

Começando pelo principio, todos temos a noção de que não somos todos iguais. É uma utopia dizermos que o somos visto haver imensas distinções em determinadas situaçoes. Vemos isso, por exemplo com emigrantes. Muitos têm a sorte de terem um salário, mas outros sao tratados como lixo, e sao escravizados. Mas mesmo os que têm um rendimento sao distinguidos pelos patroes em relaçao às pessoas que se encontram no seu país de origem. É quase uma regra os emigrantes terem salários inferiores aos outros funcionarios, alem disso sao eles que se sujeitam a todo o tipo de profissoes, pois se vao para um país diferente é porque têm necessidade de o fazer. Por exemplo, todos nós, conhecemos pessoas que digam frases do género: ''Olha um ucraniano(ou romeno, ou outros cidadaos, principalmente de países de leste), é trolha de certeza.''

Temos de saber que qualquer profissao é digna, seja ela na construçao civil, ou num escritório de advogados, ou outra qualquer.Se existem é porque precisamos delas. Um estrangeiro que venha para uma comunidade diferente da dele é sempre visto como uma pessoa diferente. Mas temos de lutar contra isso.

Um bom exemplo de exclusao social, e até pior, foi o caso dos nazis e dos judeus.
Os judeus eram para os nazis, nada mais, nada menos que lixo, sem direito a fugir.
Hitler, queria erradicar o Comunismo e o Judaísmo, a face da Terra. Os judeus eram transportados para os campos de concentraçao em comboios cheios de gente, sem agasalhos, nem água, nem mesmo um lugar onde fazer as necessidades. Desta forma muitos morriam com doenças, e outros ficavam doentes. Mas nao era isso que impedia os nazis de os porem, nesses campos de concentraçao a fazer trabalhos forçados, a serem cobaias de experiencias que muitas vezes resultavam em morte.
Às crianças, ja na escola, eram-lhes ensinadas as ''normas'' nazis.

E, os nazis, obrigaram os judeus a costurar uma faixa amarela ou a ''estrela dos judeus'' de forma a serem distinguidos da populaçao local, pois, para eles esta raça constituía um ''sinal de desonra''.

Este exemplo é a pura das formas de exclusao social a que já assistimos. Cruel e macabra, mas em tempos houve quem tivesse coragem de fazê-lo.

Mas hoje, século XXI, apesar de se ter evoluído ainda há imensa exclusao social perante pessoas de outras raças.
E nao só, mas esta é uma das formas mais conhecidas pela sociedade. Mas apesar de mais conhecida, e das pessoas terem conhecimento, continuam a praticar o ócio.




Como é possivel que haja um partido, como o PNR(Partido Nacionalista Radical), que defenda que cada pessoa deve ficar no seu país ?! Isso seria uma estupidez pois nao evoluiriamos como sociedade mundial. Os diferentes povos deveriam ter contacto uns com os outros e tirar partido dos prós de cada cultura.

A comunidade europeia veio ajudar a que países como os de países de leste, tivessem cidadaos que pudessem de uma melhor forma se integrarem em sociedades como as europeias.
Mas mesmo assim, ainda sao distinguidos, mas com o tempo as coisas vao mudando.

E devemos pensar sempre que , hoje podemos estar a excluir pessoas, socialmente, mas amanha podemos ser nós os excluidos.
Temos de formar, agora que somos pequenos, uma sociedade aberta a todos os povos e minorias. É dificil, sabemos, mas temos de fazer um esforço. E nao podemos esperar pelos outros, temos de dar o primeiro passo, assim, estaremos a ajudar o mundo inteiro.


Reflexao pessoal de Tiago de Vasconcelos cheers

Boas férias para todos. bounce

*Eu acho que isto está repetido, mas eu pensei que tinha posto aqui e afinal nao, por isso, para ficar mais descansado voltei a pôr.

De Vasconcelos

Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos