Direito à Cidade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reflexão Pessoal

Ir para baixo

Reflexão Pessoal Empty Reflexão Pessoal

Mensagem por Joana 10ºK Sáb Jun 21, 2008 2:10 am

Abordarei o direito à cidade, dando a minha opinião, através de uma história. Vim de bem longe, à procura de trabalho porque no meu país está tudo muito difícil, a mão-de-obra é cada vez menos necessária e cada vez mais mal tratada. Vim para Portugal, exactamente para a cidade do Porto, não sei porquê, nem porque razão é que decidi vir até aqui, mas só sei que desde que aqui estou tenho sido constantemente marginalizado, maltratado. São dias a vaguear nestas ruas, são dias à procura de um café, de um local, de um banco onde me possa sentar, descansar e reflectir. Por onde passo, toda a gente me olha de lado, é raro haver alguém que olhe para mim e que sorria, é raro ver alguém a estender-me a mão. Não sei porquê, porque de certa forma nem tenho um aspecto assim tão desagradável, e sei que metade destas pessoas só não me acenam, só não me estendem a mão, só não partilham nada comigo porque pensam sempre no que os outros, que virem, poderão pensar. Hoje em dia já não são os valores que contam, é o aspecto físico. Acho que merecia um pouco mais de respeito, um pouco mais de atenção e solidariedade da parte de todas estas pessoas.. será que elas não se importam com a humanidade? Com as pessoas que habitam as suas cidades, com as pessoas que vagueiam pelas suas ruas? Só queria a oportunidade de mostrar que sou um ser capacitado, um ser cheio de dignidade de bons valores, para dar e vender. Onde está o conceito de cidadania, de entre-ajuda? Onde? Será que será assim para sempre? Perguntou-me se casos como este acontecem na minha cidade, no meu meio. A resposta é certa: acontecem! A culpa não sei onde está, mas sei que em casos como estes deveríamos recorrer à mesma, como procura de ‘documentos’, de provas para julgar todas estas pessoas que marginalizam, maltratam, ignoram.. É o mundo onde vivemos, é o mundo que, neste futuro teremos. A culpa? Não se sabe de quem é, mas sei que cada vez mais tenho vontade de fazer algo por tudo isto.. Não é este o exemplo que daremos às gerações vindouras, não pode ser! Todos precisamos de auxílio, de solidariedade, de apoio e todos temos a oportunidade de mostrar quem somos e o que valemos. Esta carta comprova tudo isto e nem sempre é tomada em conta pelos nosso políticos, pelos nossos ‘ chefes ‘ e superiores. Joana Ribeiro 10ºk

Joana 10ºK

Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos