Direito à Cidade
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ARISTÓTELES (Estagira, 384 ac - Calcis, 323 ac)

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Mensagem por Admin Ter maio 06, 2008 3:38 am

Observamos que toda a cidade é uma certa forma de comunidade e que toda a comunidade é constituída em vista de algum bem. É que, em todas as suas acções, todos os homens visam o que pensam ser o bem. É, então, manifesto que, na medida em que todas as comunidades visam algum bem, a comunidade mais elevada de todas e que engloba todas as outras visará o maior de todos os bens. Esta comunidade é chamada "cidade", aquela que toma a forma de uma comunidade de cidadãos.
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Última edição por Admin em Ter maio 06, 2008 4:15 am, editado 1 vez(es)

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ARISTÓTELES (Estagira, 384 ac - Calcis, 323 ac) Empty Re: ARISTÓTELES (Estagira, 384 ac - Calcis, 323 ac)

Mensagem por Admin Ter maio 06, 2008 4:12 am

Estas considerações evidenciam que uma cidade é uma daquelas coisas que existem por natureza e que o homem é, por natureza, um ser político. Aquele que, por natureza e não por acaso, não tiver cidade, será um ser decaído ou sobre-humano, tal como o homem condenado por Homero "sem família, nem lei, nem lar"; porque aquele que é assim por natureza está, além do mais, sedento de ir para a guerra, e é comparável à peça isolada de um jogo.
A razão pela qual o homem, mais do que uma abelha ou um animal gregário, é um ser vivo político em sentido pleno é óbvia. A natureza, conforme dizemos, não faz nada ao desbarato, e só o homem, de entre todos os seres vivos, possui a palavra. Assim, enquanto a voz indica prazer ou sofrimento, e nesse sentido é também atributo de outros animais (...) o discurso, por outro lado, serve para tornar claro o útil e o prejudicial e, por conseguinte, o justo e o injusto. É que, perante os outros seres vivos, o homem tem as suas pecularidades: só ele sente o bem e o mal, o juso e o injusto; é a comunidade destes sentimentos que produz a família e a cidade.
Além disso, a cidade é por natureza anterior à família e a cada um de nós, individualmente considerado;é que o todo é, necessariamente, anterior à parte. (...) É evidente que a cidade é, por natureza, anterior ao indivíduo, porque se um indivíduo separado não é auto-suficiente, permanecerá em relação à cidade como as partes em relação ao todo. Quem for capaz de se associar ou que não sente essa necessidade por causa da sua auto-suficiência não faz parte de qualquer cidade, e será um bicho ou um deus.
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ARISTÓTELES (Estagira, 384 ac - Calcis, 323 ac) Empty Re: ARISTÓTELES (Estagira, 384 ac - Calcis, 323 ac)

Mensagem por Admin Ter maio 06, 2008 7:33 pm

A cidade, enfim, é uma comunidade completa, formada a partir de várias aldeias e que, por assim dizer, atinge o máximo de auto-suficiência. (...) É por isso que toda a cidade existe por natureza, se as comunidades primeiras assim o foram. A cidade é o fim destas, e a natureza de uma coisa é o seu fim, já que, sempre que o processo de génese de uma coisa se encontre completo, é a isso que chamamos a sua natureza, seja de um homem, de um cavalo, ou de uma casa. Além disso, a causa final, o fim de uma coisa, é o seu melhor bem, e a auto-suficiência é, simultaneamente, um fim e o melhor dos bens.
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ARISTÓTELES (Estagira, 384 ac - Calcis, 323 ac) Empty Re: ARISTÓTELES (Estagira, 384 ac - Calcis, 323 ac)

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